O NASCIMENTO DO SALVADOR

Postado em 22 de dezembro de 2020 por

Categorias: Pregações

Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz Primeira Igreja Batista de Sumaré, em 20.12.2020 (culto da noite).

TEXTO: Evangelho de Lucas 2.8-20

Introdução

Podemos celebrar este natal, considerando toda essa situação de pandemia que estamos vivendo?

Sim! Podemos celebrar o natal! Porque Jesus nasceu!

Os primeiros dois capítulos de Lucas apresentam várias expressões de louvor por causa do nascimento de Jesus:

  • O cântico de Maria: 1.46-55
  • O cântico de Zacarias: 1.67-79
  • A multidão de anjos louvando a Deus: 2.14
  • Os pastores glorificando a Deus: 2.20
  • O cântico de Simeão: 2.29

O foco dessas primeiras narrativas de Lucas é a salvação do Senhor. Vários personagens expressam a alegria por essa salvação:

Maria: “e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (1.47).

Zacarias: “Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi” (1.69).

O anjo: “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceste eu o Salvador que é Cristo, o Senhor.” (2.11).

Portanto, sim, temos razão para celebrar, pois Deus promoveu poderosa salvação para nós!

O tema de Lucas 2.8-20 é a salvação do Senhor. Ao analisar essa narrativa, responderemos as seguintes perguntas: Quem precisa de salvação? Quem oferece salvação? Qual a atitude correta diante da salvação oferecida? Qual o resultado da salvação?  

Quem precisa de salvação?

O Senhor manifestou salvação aos “pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos” (v.8).

Algumas fontes rabínicas antigas mostram que os pastores eram vistos com desconfiança pela sociedade da época. Eles criavam ovelhas que seriam sacrificadas no templo, mas muitos roubavam as ovelhas de outros pastores.

Um ditado rabínico dizia: “Nenhuma classe no mundo é tão desprezível quanto a classe dos pastores.”

Aqueles pastores, apesar de desprezados, estavam entre aqueles que aguardam a vinda do Messias, conforme prometido no AT.

O Senhor tinha uma mensagem de salvação exatamente para aqueles pastores marginalizados. A mensagem do anjo foi direcionada especificamente para eles: “eis que vos trago novas…” (v.10). No v.11, o anjo diz: “é que vos nasceu”. Vejam o que o anjo disse aos pastores: “nasceu para vocês”.

Mas a mensagem também estava direcionada para “todo o povo”. Portanto, é uma mensagem de salvação direcionada para todos nós.

Então, naquela noite em que Jesus nasceu, a glória de Deus brilhou a redor daqueles pastores, pecadores, desprezíveis (v.9). A “glória” (luz majestosa) é a manifestação da presença e do poder do Senhor.

Vejam onde estava a glória do Senhor. Estava ao redor daqueles homens pecadores.

A glória do Senhor se manifestou entre os rejeitados e humilhados. A glória de Deus se manifesta em um lugares onde você nem imaginaria que ela poderia se manifestar: na manjedoura. Em um lugar humilde. A glória do Senhor se manifesta entre os pastores. Entre os humilhados.

Retornemos aos pastores de Belém. Era noite. Um silêncio profundo e solene paira sobre os campos adormecidos. Não se ouve nenhum som. Serenamente brilham os astros. Os pastores vigiam junto aos rebanhos. Frequentemente o Senhor está muito próximo nessa abençoada solidão. Justamente no silêncio podemos experimentar e vivenciar a proximidade de nosso Deus.  (Comentário Esperança).

E a glória do Senhor, Sua presença poderosa, se manifestou ao redor daqueles pastores desprezíveis. Aos olhos de Deus, todos nós somos desprezíveis. A Bíblia diz que todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa do Senhor (Romanos 3.23). Mas a presença poderosa do Senhor pode se manifestar ao redor de nós, ainda que sejamos pecadores, e isso ocorre por causa da justiça e perfeição que existem em Cristo Jesus.

1Tm 1:15: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

Portanto, todos precisam de salvação. E o menino na manjedoura nos conduz à presença de Deus.

O Senhor Jesus veio nos salvar do poder do pecado, da condenação eterna e da morte eterna.

Quem oferece a salvação?

Nos v.10-11, “o anjo” anuncia a mensagem de salvação aos pastores. O anjo apresenta Quem seria o Salvador.

V.10: “Não temais”. É o primeiro sermão do Natal. Esse primeiro sermão de Natal contém apenas a frase: “Não temais!”.

De acordo com o v.10, o anjo anunciou uma mensagem de “boa nova” (gr. euaggelizo), as “boas notícias”. A boa notícia diz respeito a uma Pessoa. Deus enviou Alguém para nos salvar. Trata-se do menino Jesus.

O v.11 apresenta o menino. Em primeiro lugar, Ele é “o Salvador”. Em segundo lugar, Ele é o “Cristo”, o “ungido” prometido pelos profetas. Em terceiro lugar, Ele é o “Senhor” (gr. kurios), ou seja, Ele é o próprio Javé do Antigo Testamento. É o próprio Deus. Fantástico! É uma “criança envolta em faixas e deitada em manjedoura” (v.12). É um homem; nasceu por um processo natural, como todos nós. Mas também é o Próprio Deus. É o Deus-Homem.

Cristo tem poder para salvar, porque é Deus. Como diz o cântico: “Cristo move as montanhas, e tem poder pra salvar”.

Essa é a grande notícia: Deus veio à terra, em Cristo. Não é o homem que sobe para a Deus. É Deus que desce para o homem.

Deus oferece salvação.

O homem foi pela primeira vez à lua em 20 de julho de 1969. Entretanto, conforme pontuava Billy Graham: “O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na lua, foi Deus descer e pisar na terra”.

Qual a atitude correta diante da salvação?

A atitude correta diante da salvação é a fé.

No v.12, o anjo apresenta para os pastores um “sinal”. O sinal era este: “encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura” “É bem provável que houvesse outros recém-nascidos e enfaixados em Belém; porém este era o único bebê enfaixado que estava deitado numa manjedoura.” William Hendriksen.

Então, depois que a milícia celestial apareceu louvando a Deus (v.13-14), os pastores disseram uns para os outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”.

Eles não podiam deixar de ir para Belém!

Deus, quando apresentava um sinal aos homens, esperava fé por parte deles (veja Isaías 7.10-14).

Só uma razão muito forte iria fazer com que os pastores deixassem seus rebanhos e fossem até Belém. E a razão é a . Eles creram na boa nova anunciada pelo anjo. Eles creram em Jesus, o Salvador nascido em Belém.

Portanto, os pastores demonstraram fé, ao irem “apressadamente” para o lugar onde estavam Maria, José e o menino Jesus (v.16).

Eles foram para o lugar certo. Foram onde estava Jesus.

Para encontrar salvação, é preciso ir para Pessoa certa. Jesus é a Pessoa certa. Só Ele salva.  

Nos dias de hoje, há tantas pessoas crendo em mentiras. Desde pequenos nós fomos ensinados a crer em mentiras: papai-noel, fadas e duendes. E quando adultos, continuamos a acreditar em mentiras: vãs filosofias, falsas religiões, promessas de pessoas mal intencionadas.

Que nesse natal, você creia na Verdade que é Jesus. Ele é a Verdade que liberta e salva.

Depois de verem Jesus, aqueles pastores compartilharam Jesus (v.17,18). Que possamos compartilhar também essa palavra de salvação.

Qual o resultado da salvação?

Uma multidão de anjos subitamente apareceu, louvando a Deus, como resposta à poderosa salvação trazida pelo menino da manjedoura: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (v. 14).

A canção dos anjos expressa dois resultados da salvação.  

O primeiro resultado é a glória a Deus

A passagem está cheia de expressões de adoração. A milícia celestial e os pastores glorificam a Deus (v.13, 14, 20). Anjos e homens louvam ao Senhor. Somos convidados a unir nossas vozes às vozes dos anjos: “Glória a Deus nas maiores alturas” (v.14).

O v.14 é o primeiro hino de Natal.

Os pastores, que encontraram a salvação, também louvaram ao Deus Salvador (v.20).  O louvor deles é resultado do encontro com o menino da manjedoura. É resultado de “ver” e “ouvir” (v.20).

Entoar canções natalinas sem conhecer o Menino da manjedoura é como ir a uma festa de aniversário sem conhecer o aniversariante.

O segundo resultado é a paz

O segundo resultado da salvação é a paz entre as pessoas. A milícia de anjos anunciava: “paz na terra entre os homens” (v.14).

Só Jesus traz a verdadeira paz. Em Isaías 9.6, o Messias é chamado de o Príncipe da paz.

João 14.27: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”

Nessa época de festas, muitas pessoas falam de paz, mas não conhecem a verdadeira paz.

O mundo está em guerras, porque há guerra no coração humano.

Mas Jesus é o Príncipe da Paz. O menino que nasceu numa pobre manjedoura pode derribar os arsenais de guerra instalados no coração humano. E essa paz pode tomar conta de nossas vidas e de nossas relações pessoais.

Conclusão

Finalmente, os pastores voltaram para os campos, mas não sem ter um encontro com o menino Jesus (Lucas 2.20).

Nessa noite, você não pode voltar para sua casa sem antes ter um encontro com Jesus.  

Provavelmente você não verá uma milícia celestial de anjos louvando a Deus. Mas o louvor que eles entoavam pode ser entoado por você nessa noite: “Glória a Deus nas maiores alturas”. Provavelmente você não verá aquele anjo que apareceu aos pastores anunciando o nascimento do Salvador, mas a mensagem anunciada por ele é ecoada nessa noite em nossos ouvidos: “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.” Basta uma atitude de fé, e a glória do Senhor resplandecerá! E aqueles que estavam afastados da glória de Deus por causa do pecado (Rm 3.23), poderão ser trazidos à Sua presença gloriosa através do menino que nasceu na manjedoura. 

Natal é Jesus. Então, ao invés de dizermos “Feliz Natal”, vamos dizer “Feliz Jesus!”

Feliz Jesus!