REDESCOBRINDO O DOM DO ENSINO (PARTE 1)

Postado em 25 de outubro de 2018 por

Categorias: Estudos

 

Pr Luciano R. Peterlevitz. Treinamento para professores de EBD, na PIBNO. 13.10.2013.

 

INTRODUÇÃO

O presente estudo perguntará pelos fundamentos bíblico-teológicos da educação cristã,  focalizando os seguintes aspectos: o significado do ministério de ensinoe a importância do preparado teológico para o exercício do ministério de ensino.

Texto base: “o que ensina esmere-se no fazê-lo” (Romanos 12.7b).

 

  1. O DOM DO ENSINO

O dom do ensino é um dos muitos dons que graciosamente foram doados pelo Espírito Santo aos membros do Corpo de Cristo.

Rm 12.7b: “se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo”. Outra tradução: “aquele que tem o dom do serviço, o exerça servindo; quem o do ensino, ensinando.” (Bíblia de Jerusalém).

O verbo “ensinar”, gregodidásko, significa “prover instrução”, “transmitir conteúdos”. Em alguns momentos, pode ser traduzido por “aprender” (Gl 1.12 – ARA) ou “instruir” (2Tm 2.2). No NT, várias vezes este verbo é empregado para se referir ao ensino formal e normativo exercido pelos pastores (1Tm 2.12; 4.11; 2Tm 2.2). Mas, em Rm 12.7b, o verbo didáskoé aplicadoa cristãos que não são necessariamente pastores, e que receberam o dom de ensino a ser usado no contexto da mutualidade cristã (Cl 3.16).

Definição de dom do ensino: “Capacidade divina de entender, explicar claramente e aplicar a Palavra de Deus, fazendo com que a vida dos ouvintes se torne mais semelhante à de Cristo.”[1]

 

  1. O CONTEÚDO DO ENSINO BÍBLICO

O conteúdo essencial do ensino de Paulo era o evangelho: Gl 1.12; 2Ts 2.15 (veja 2.14); 2Tm 2.2. O Evangelho é Cristo, e Cristo é o conteúdo principal de toda a Escritura. Veja Lc 24.27, 44; 1Co 2.2. O(a) professor(a) da EBD precisa ensinar o evangelho de Cristo, pois: 1) os perdidos precisam ser levados ao conhecimento da verdade; e 2) os crentes precisam entender que todo fundamento da vida cristã é o evangelho da graça revelado em Cristo.

 

  1. OS OBJETIVOS DO ENSINO BÍBLICO

Destacam-se os seguintes objetivos:

Explicar claramente a Palavra de Deus

Veja Ne 8.8. Não basta explicar a Bíblia. É preciso explicá-la claramente de modo que ela seja bem compreendida.

 

Aplicar a Palavra de Deus na vida dos alunos

Overbo gregodidásko, “ensinar”, aparece em alguns textos do NT junto com nouthetéo, “aconselhar” (Cl 3.16) e parakaléo, “exortar/confortar” (1Tm 6.2). Isso aponta à finalidade prática do ensino. Também é oportuno observar o verbo mantháno, “dirigir a mente para um alvo”. Pode ser traduzido por “aprender”. Sugere um ensino prático para o dia-a-dia. Veja Fl 4.9, 11; 2Tm 3.14.

 

Evangelizaraqueles que não conhecem Cristo

Em Mt 4.23 e 9.35, lemos que Jesus ensinava a Palavra de Deus e pregava o evangelho do reino.  Em At 15.35, o texto descreve Paulo e Barnabé ensinando e evangelizando.

Lembremos: em 1780, na Inglaterra, Robert Raikes organizou a primeira escola bíblica com o propósito de evangelizar crianças que não trabalhavam aos domingos e, nesse dia, vagueavam pelas ruas. Portanto, o objetivo original da escola bíblica era a evangelização.

 

Transformar aqueles que já conhecem Cristo

Cl 1.28: o ensino bíblico tem por objetivo apresentar “todo homem perfeito em Cristo”.

Cl 2.6-7: “fostes instruídos” (v.7, grego didásko, “ensinar”).

O ensino bíblico conduz os crentes à maturidade: Veja Ef 4.11-16.

O ensino bíblico promove a mudança de comportamento.

Notemos o verbo grego nouthetéo, “aconselhar”, “advertir”, literalmente“colocar (alguma coisa) na mente”. O termo “enfatiza a necessidade de se instruiras pessoas mediante correção verbal, através de admoestações e advertências.Não implica necessariamente em repreensões severas que acabam humilhandoe envergonhando as pessoas, mas certamente inclui apontar erros e falhas deconduta e de crença com o fim de corrigi-los, algo indispensável para uma educação integral e eficaz.”[2]Veja 1Co 4.14; Cl 1.28; 1Ts 5.12, 14; 2Ts 3.15.

Ao produzir transformação, o ensino bíblico conduz o cristão à prática de toda boa obra. Veja 2Tm 3.16-17: o objetivo da Escritura é preparar o homem para “toda boa obra” (v.17).

 

  1. A IMPORTÂNCIA DO PREPARO TEOLÓGICO

Todo crente deve conhecer profundamente as Escrituras (Js 1.8; Sl 1.2; Jo 5.39), especialmente aqueles que exercem o dom de ensino. Veja 2Tm 2.15: “…e que maneja corretamente a Palavra de Deus” (Bíblia King James – Atualizada). Não basta ensinar a Bíblia. É preciso ensiná-la corretamente. Para isso, o professor precisar estudar constantemente as Escrituras.

 

  1. A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE

Muito mais do que conteúdos bíblicos, os alunos precisam de exemplos de fé. O transmissor do ensino é tão importante quanto o conteúdo do ensino. Veja1Co 4.6; 2Tm 3.14.

Os seguintes aspectos da espiritualidade do(a) professor(a) precisam ser observados:

1) oração;

2) leitura devocional das Escrituras;

3) compromisso com a Igreja local;

4) integridade e caráter aprovado.

[1]BUGBEE, Bruce; BISPO, Armando. Como descobrir seu ministério no corpo de Cristo: uma introdução à rede ministerial. 3ª impressão. São Paulo: Editora Vida, 2001, p.58.

 

[2] Augustus Nicodemus Lopes. Fides Reformata XIII, nº 2 (2008), p.119.