A ÚLTIMA CENA DE JESUS EM MARCOS: NÃO NO TÚMULO, MAS NO CÉU!

Postado em 5 de abril de 2021 por

Categorias: Reflexões

Naquela fatídica sexta-feira, depois das trevas dominarem os céus de Jerusalém, o Evangelista Marcos narra que o corpo de Jesus foi colocado “num sepulcro aberto em rocha; e rolou uma pedra para a porta do sepulcro” (Mc 15.46). Humanamente falando, era o fim de Jesus.

Mas o Evangelho de Marcos não termina com a narrativa da morte e do sepultamento de Jesus. Havia algo a mais que precisava ser dito. Jesus, vencido pela morte, não haveria de ser a última cena do Evangelho.

Então, a narrativa continua…

Marcos 15 narra a crucificação de Jesus. Marcos 16 apresenta sua ressurreição. A história de Jesus não termina na cruz. Na verdade, a última imagem do Evangelho de Marcos não é do túmulo de Jesus. A última imagem da narrativa de Marcos é de Jesus sendo recebido no céu e assentando-se à destra de Deus. É o que lemos em Marcos 16.19. Ele venceu! Ele ressuscitou! Ele está assentado à direita de Deus! Ele reina para todo sempre! Aleluia!

O céu, e não o túmulo. Esta é a última referência do Evangelho de Marcos. Esta é a última cena de Jesus nesse Evangelho: não no túmulo, mas no céu, assentado à direita de Deus. Ah, como isso nos traz esperança nos dias de hoje! Pois uma imagem que temos visto são de covas abertas onde são lançados os corpos daqueles que morrem por causa do coronavírus. A imagem do túmulo domina nossas mentes nesses dias de pandemia. Túmulos e corpos…Imagens que têm rasgado os nossos corações. Mas que a última cena de Jesus no Evangelho de Marcos possa dominar nossos corações. Pois Jesus está no céu, à direita de Deus, reinando soberanamente para todo o sempre. Ele venceu a morte, e todos aqueles que Nele creem tem a vida eterna. O túmulo não é fim nem o nosso destino final. O céu é o nosso destino. Um dia estaremos onde Jesus está. Portanto, por mais difícil que seja, retiremos nossos pensamos dos sepulcros onde estão sendo lançados os corpos dos mortos, e redirecionemos nossos pensamentos para o céu onde está o Cristo Vivo. Lá está o Senhor Jesus, ressurreto, Aquele que venceu a morte, Aquele que Reina e vive pelos séculos dos séculos. Lá estaremos com Ele para todo o sempre.

Aleluia! O Cordeiro venceu!!

Pr Luciano R. Peterlevitz