O SENHOR É O TEU GUARDA

Postado em 22 de novembro de 2018 por

Categorias: Pregações

Pr Luciano R. Peterlevitz – Igreja Batista Bela Vista, 18.11.2018.

 

Salmo 121:

1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. 3 Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. 4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. 5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. 6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. 7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. 8 O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

 

Introdução

Você tem um segurança pessoal. Sabia disso?

O Salmo 121 afirma que o Senhor é o nosso Guarda pessoal. Ele nos protege.

Antes de refletirmos no Salmo 121, vamos entender o grupo de Salmos (Sl 120-134) no qual está o nosso Salmo 121.

Cada um dos Salmos 120-134 é intitulado de “cântico de romagem”, ou “cântico de subidas”. “Romagem:Lit. dos degraus ou das subidas. Deve-se ter em mente que Jerusalém está situada a mais de 750 m acima do nível do mar. Os peregrinos subiam como que por graus ou níveis. O termo romagem lembra que os peregrinos viajavam em grupos (cf. Lc 2.44).” (Nota de rodapé do título do Salmo 120 da Bíblia de Estudo Almeida).

Os Salmos 120-134 eram entoados por peregrinos que subiam a Jerusalém por ocasião das três grandes festas anuais (páscoa, pentecostes e tendas). São salmos breves, acessíveis à memória. Entoados por analfabetos, trabalhadoras e trabalhadoras. São peregrinos que saem de lugares distantes, do interior da Síria (120.5), e que oravam pedindo o cuidado de Deus (Sl 121). Na viagem, surgem inquietações relacionadas à falta de alimentação,animais ferozes e bandidagem.

O primeiro Salmo do grupo (Sl 120), começa com a afirmação da certeza de Deus ouve o clamor: “Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve.”

De fato, os Salmos são orações. São palavras humanas dirigidas a Deus.

DiedrichBonhoeffer escreveu o livro Orando com os Salmos. No dia 09 de Abril de 1945, no final da segunda guerra mundial, ele foi executado por ordem direta de Hitler em função de sua resistência ao nazismo, depois de ficar preso por dois anos. O médico que acompanhou sua execução relatou que, em seus 50 anos de trabalho, nunca havia visto um homem morrer com tanta coragem e paz. Antes da execução, segundo este médico, Bonhoeffer fez uma breve oração. O homem que orava com os Salmos morreu tranquilo e em paz.

De fato, a oração aquieta o coração diante do perigo eminente.

A graça de Deus sempre está “online”, disponível: “ele me ouve” (Sl 120.1).

Com esta perspectiva, podemos olhar para oSalmo 121.

 

O canto dos peregrinos

Os Salmos 120-134 eram entoados por peregrinos.

Há uma sequência nos Salmos 120-122, que demonstra todo o cuidado de Deus sobre aqueles viajantes.

  • O Salmo 120 revela que aqueles que entoavam os “Salmos de romagem” eram peregrinos. Eram estrangeiros residentes nas regiões de Meseque e Quedar, interior da Síria (Sl 120.5). Lá, no estrangeiro, eram oprimidos; moravam com os que odiavam a “paz/bem-estar” (Sl 120.6).
  • O Salmo 121 refere-se ao descanso a caminho de Jerusalém. Por isso o Salmo 121 é uma oração de dormir. Alguém já disse que se trata de uma canção de ninar. Evoca o cuidado de Deus. Este é o refrão que perpassa o salmo: o Senhor guarda.
  • O Salmo 122 celebra a chegada dos peregrinos a Jerusalém: os pés deles estão parados junto às “portas” da cidade (v.2). Deus cuidou dos peregrinos!

Portanto, os salmos 120-122 constituem um itinerários para os peregrinos, e representam, por extensão, o itinerário da nossa jornada diária:

  • Sl 120: salmo entoado na preparação para peregrinação.
  • Sl 121: salmo entoado no pernoite da peregrinação.
  • Sl 122: salmo entoado na chegada a Jerusalém.

 

Olhemos agora para o Salmo 121. A afirmação principal desse Salmo é a seguinte: Deus guarda.

 

Deus guarda, porque Ele criou os céus e a terra: v.1-2

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.”

Olhar para os montes (v.1) pode despertar bastante preocupação nos peregrinos. Pois nos montes habitam os animais ferozes e lá estão bandidos escondidos na espreita para atacar os viajante.

Mas os peregrinos não ficavam com seus olhos fitos nas ameaças (montes). Eles olhavam para Aquele que criou não só os montes, mas “o céu e a terra” (v.2). É do Senhor criador que vem socorro do peregrino.

Nãofique olhando as situações difíceis. Olhe para o Deus que está acima das situações.

 

O cuidado de Deus é constante: v.3-4

“Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. 4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.”

V.3: “Ele não permitirá que os teus pés vacilem”. O verbo “vacilar” (hebr. mot) significa “balançar, cambalear”. Ele fortalece os pés trêmulos e vacilantes dos peregrinos cansados. Além disto, o salmista pode estar se referindo “às irregularidades do terreno e talvez às muitas pedras por toda parte nos caminhos” da terra de Israel (Milton Schwantes, Salmos de Vida: o caminho da justiça, São Leopoldo: Oikos, 2012, p. 43).

Deus não dorme (v.3,4). O início do v.4 diz que Deus não cochila (“não dormita”) e não dorme. Se um guarda cochila, ele pode ser surpreendido por bandidos. No volante, um cochilo pode ser fatal.

Mas Deus não cochila, nem dorme. Ele está sempre vigilante, cuidando dos seus. “Nãodormitará aquele que te guarda” (v.3). O verbo “guardar” (hebr. shamar), também pode ser traduzido como “vigiar, observar, prestar atenção”. Um vigilante precisa ficar sempre alerta, prestando atenção. “Javé guarda porque não dorme. Enquanto os que estão a caminho de Jerusalém dormem, Javé atua como guarda que jamais é tomado pelo sono” (Milton Schwantes, Salmos de Vida, p. 43).

O Senhor está sempre prestando atenção ao que está acontecendo ao nosso redor.

 

O cuidado de Deus é completo: v.5-7

“O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. 6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. 7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. 8 O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”

V.5: “O Senhor é quem te guarda”. Não somos guardados por algo, mas por Alguém. O cuidado de Deus é pessoal. O Senhor está mais perto do que os montes referidos no v.1 (Derek Kidner).

V.5b: “o SENHOR é a tua sombra à tua direita”. No mundo antigo, a maioria dos guerreiros seguravam o escudo com a mão esquerda, e usavam a direita para o combate. A esquerda era protegida pelo escudo, mas lado direito, mesmo portando a espada, ficava desprotegido. O Senhor estava onde não estava o escudo. O Senhor é nosso escuto e proteção.

V.6: esse verso apresenta duas ameaças para os peregrinos. O sol escaldante do verão da Palestina (ocasião das três festas anuais); e a lua cheia, que perturba o sono dos peregrinos.

V.7: “O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.” O Senhor “protegerá a sua vida” (tradução da NVI para o final do verso). “À luz de outros trechos bíblicos, ser guardado de todo mal não dá a entender uma vida bem almofadada, e, sim, uma vida bem armada. Cf. 23.4 que sabe que vem o vale da sombra, mas está pronto para enfrentá-lo.” (Derek Kidner, no livro Salmos 73-150: introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão).

O cuidado de Deus sempre é completo, porque mesmo que passemos pelo vale da sombra da morte, ali está o nosso Pastor, cuidando e amparando.

 

O cuidado de Deus é eterno: v.8

“O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”.

O v.8 refere-se à “saída”, mas já focaliza a “entrada” em Jerusalém. O Senhor cuidou dos peregrinos. Eles já estavam chegando em Jerusalém.

Esse v.8 aborda o cuidado de Deus em dois aspectos: aspecto geográfico, em dois limites geográficos, o ponto de partida e o ponto de chegada (“a sua saída e a sua chegada”); aspecto temporal (“desde agora e para sempre”). O cuidado de Deus começa agora, e durará por toda a eternidade.

 

Conclusão

Deus é o nosso Guarda. Quer Guarda melhor do que Este?

Os policiais e os guardas, mesmo que tenham preparo e dedicação, não conseguem nos guardar de todo o mal. Mas Deus é o Guarda que tem poder de nos guardar de todo o mal.