Não deixemos de reunir-nos como igreja

Postado em 12 de julho de 2021 por

Categorias: Pregações

Pr Luciano R. Peterlevitz, IBNC, 04.08.2017 / IBBV, 24.06.2018 / IB Planalto, 27.04.2019 / PIBS, 11.07.2021

Hebreus 10.24-25: 24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Introdução

Cresce cada vez o número de pessoas desigrejadas. Elas acham que não precisam participar de uma comunidade cristã. Acreditam que a igreja é uma invenção humana.

Há também aqueles cristãos que acreditam na necessidade de estar em comunhão com a igreja, mas o compromisso deles com a igreja se esfriou por causa do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

“Não vou a igreja por causa da pandemia”. Essa é uma razão legítima para não participar dos cultos presenciais da igreja. É preciso se cuidar. Mas cuidado para não se enganar a si mesmo. Se você não sai a lugar nenhum, e está preferindo ainda não participar dos cultos presenciais de sua igreja,isso é plenamente compreensível. Você não vem a igreja porque está se resguardando. Daqui há pouco, quando a pandemia diminuir, tenho certeza que você voltará. Mas se você vai às festas, ao mercado lotado, à feira abarrotada de gente, ao restaurante… mas não vai à igreja “por causa da pandemia”, então você precisa reexaminar sua vida cristã, e precisa responder honestamente para si mesmo se você ainda ama a Cristo e se ainda está comprometido com os valores do Reino de Deus.

Pessoas precisam de Deus. Pessoas precisam de pessoas.

Uma vez li uma frase que dizia: “Igreja não é IR, é SER. Mas não possível SER sem IR.”

Vejamos o que a Bíblia ensina:

  1. A Bíblia sempre apresenta os crentes em companhia de outros crentes. O livro de Atos apresenta a igreja como comunidade que se reunia constantemente: At 2.42-47.
  2. A igreja foi fundada por Jesus: “edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). A igreja não foi inventada por homens. A igreja nasceu no coração de Deus na eternidade (Ef 1.4,5). Os desigrejados querem Cristo, mas não querem o Corpo de Cristo. Tem lógica isso? Na verdade, rejeitar o Corpo de Cristo, é rejeitar a obra de Cristo, pois a igreja é resultado da obra de Cristo. Portanto, rejeitar a igreja é rejeitar Cristo.

O contexto de Hebreus 10.24-25

Muitas pessoas dizem: “Não preciso ir à igreja, porque posso orar e ler a Bíblia em casa”. Mas esse argumento NÃO se fundamenta na Bíblia. Aliás, se os desigrejados realmente lessem a Bíblia em casa, entenderiam que é impossível ser cristão sem a comunhão com outros cristãos.

Consideremos o contexto de Hebreus 10.24-25. Os versos 19-23 afirmam que podemos entrar no Santo dos Santos (presença de Deus) pelo sangue de Jesus. Qualquer dia, e em qualquer lugar, podemos entrar na presença de Deus em oração. Não precisamos de intermediários humanos (um pastor ou um padre) para nos aproximarmos do trono da graça de Deus. Pois o nosso Sumo Sacerdote, Cristo Jesus, nos conduz para além do véu onde a glória de Deus se manifesta. Cristo abriu um vivo e novo caminho até Deus. Por isso, em qualquer lugar que estejamos (em casa, por exemplo), podemos buscar a Deus. Mas isso não significa que não precisamos ir à igreja. A mesma passagem bíblica que diz que podemos entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus (Hb 10.19-22), sem a necessidade de intermediários humanos, também afirma que precisamos da vida comunitária (Hb 10.24-25).

Observando Hebreus 10.24-25, podemos notar duas razões porque precisamos estar juntos. Vejamos.

Precisamos estar juntos, para incentivar-nos ao amor e às boas obras: v.24

V.24: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”. O verbo “considerar” (gr. katanoeo) significa “observar atentamente”. Precisamos olhar para vida de outras pessoas, para sermos estimulados ao amor e às boas obras, e para estimularmos os outros ao amor e às boas obras.

Há um discurso que diz:“não podemos olhar para vida de outras pessoas, mas só para Jesus”. Em partes, essa afirmação é verdadeira. De fato, não podemos ficar olhando para outras pessoas esperando delas perfeição ou apontando seus defeitos. Há pessoas que se desanimam porque na igreja têm pessoas imperfeitas. Outras se desanimam por causa de escandâlos promovidos por líderes evangélicos, e por isso, não querem mais ir a uma igreja. Se você procura defeitos na igreja, você achará. Afinal, quem não erra?

De fato, não podemos olhar para homens, mas sim para Jesus.

Por outro lado, Hebreus 10.24 diz: “Consideremo-nos também uns aos outros”, ou seja, “olhemos uns para os outros”. Preciso olhar a devoção de outras pessoas, para ser estimulado a amar mais a Deus e ao próximo, e para ser estimulado a realizar a obra de Deus. E, quando observar alguma limitação na fé do meu irmão, eu mesmo serei para ele uma âncora para que a fé dele não seja arrastada pelas tempestades da vida.

Não fiquemos desanimados por causa dos maus exemplos, mas sim, sejamos estimulados pelos bons exemplos. O que vamos permitir que influencie nossas vidas: os maus exemplos ou os maus exemplos?

Infelizmente temos a tendência de valorizar muito mais os maus exemplos do que os bons exemplos. 

Outro ponto importante: no dia do juízo final, não serei julgado por aquilo que outras pessoas fizeram, mas sim por aquilo que eu fiz ou deixei de fazer.

Na comunidade cristã, precisamos olhar para aqueles que dão bom exemplo, para que sejamos estimulados ao amor e às boas obras. Que a comunhão com o povo de Deus desperte o nosso amor (a Deus e ao próximo) e fortaleça nossas mãos para realizarmos boas obras que glorificam a Deus.

Precisamos estar juntos, para encorajar-nos uns aos outros: v.25

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima’.

Você tem o costume de deixar de congregar?

Por causa da pandemia, muitos cristãos aderiram o costume de não se congregar. Cuidado para não desenvolver o hábito de uma vida desigrejada.

Por que precisamos nos reunir? Para fazer “admoestações” uns aos outros. O verbo “admoestar” (gr. parakaleo), também pode ser traduzido como “encorajar”, e significa “exortar e fortalecer pela consolação”.

O Dia se aproxima. Jesus está voltando. E muitos crentes estão dormindo. Não estão vigilantes. Não estão se preparando para se encontrar com o Senhor. Aqueles que se afastam da comunidade pegam no sono facilmente.

Precisamos guardar firme a confissão da nossa esperança (v.23). Há pessoas que estão perdendo a esperança. Estão esmorecendo na fé. Precisam que outros irmãos os exortem a continuar firmes na fé.

Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que  não faz sentido ir à Igreja todos os domingos.
” Eu tenho ido à Igreja por 30 anos”, ele escreveu,
“e durante este tempo  eu ouvi uns 3.000 sermões.”
” Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum deles sequer…  Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os sacerdotes estão desperdiçando  o tempo deles pregando sermões!”

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna “Cartas ao Editor”,  para prazer do Editor em Chefe do jornal.
Isto foi por semanas, recebendo e  publicando cartas no assunto, até que alguém escreveu este argumento:

” Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha  esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições.
Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas  32.000 refeições.
Mas de uma coisa eu sei … Todas elas me nutriram e me deram a força que eu  precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado  estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria  hoje morto espiritualmente.”

Conclusão

Não podemos deixar de nos reunir. Precisamos estar juntos, para incentivar-nos ao amor e às boas obras, e para encorajemo-nos uns aos outros.

Uma brasa fora do braseiro certamente se apagará.

Somos corpo. E um corpo é composto por vários membros que precisam uns dos outros. Se um membro é cortado do corpo, imediatamente ele entre em processo de apodrecimento. Se um galho é tirado de uma árvore, ele certamente vai secar. Se você se afastar do corpo de Cristo, sua fé certamente vai se esfriar.

Portanto, não perca o hábito de se reunir regularmente com a igreja de Cristo.

Você precisa da Igreja de Cristo, e a Igreja de Cristo precisa de você.